top of page
Buscar

1 - Meu "crush" universitário

  • Foto do escritor: Paloma Soares
    Paloma Soares
  • 31 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de set. de 2023




Olá, Contribuinte! Seja muito bem-vindo(a)!

ree

O meu nome é Paloma Soares Medeiros, sou Tributarista de Inteligência de Negócios, de Ipatinga, Minas Gerais, e agora você irá conhecer a minha jornada.

Como eu disse, o ano era 2017 e durante um estágio no setor de tributos eu percebi que a maioria das empresas não “olhavam” para a tributação; tratavam como uma mera obrigação, e, curiosamente, tudo se tornava mais pesado do que deveria ser. Impostos pagos a maior, impostos pagos erroneamente, gastos com a fiscalização, juros e multas. Resultado invariável: frustação e dinheiro na mesa.

Isso me gerou um incômodo tão grande que foi exatamente o meu ponto de partida. Porque, eu pensava comigo mesma, não é possível que não tenha nem uma maneira sequer de usar todo esse sistema a favor do Contribuinte!

Basicamente, esse foi o contexto da minha ideia inicial: buscar um meio de transformar o peso da tributação e da burocracia em oportunidades.
Até então, era apenas uma ideia bem abstrata, já que eu me concentrara em fazer a prova da OAB e focar nos concursos públicos. Porém, o final de 2019 foi o momento em que a minha vida deu uma verdadeira reviravolta.

Após 10 meses casada, aquela Paloma de 23 anos de idade, de uma educação rígida, igreja conservadora, organista, outrora auxiliar de jovens, deparou-se com uma árdua decisão: sair de casa e entrar com o divórcio. E foi então que tudo começou.
ree

No início de 2020 fui diagnosticada com Transtorno de Ansiedade Generalizada, e, ainda que com todo o sustento de Deus e o apoio da família, amigos, igreja, enfrentar essas circunstâncias foi um rompimento brusco com a realidade que eu conhecia. De repente, eu não tinha chão tampouco sabia voar.




E foi nesse empurrão que a vida me deu, que decidi plantar e cuidar daquela ideia. Assim, me reconectei ao meu crush universitário, o Tributário, que teve um papel crucial enquanto eu me reestabelecia. Comecei a buscar informações para entender melhor a tributação no nosso país e ir além do que eu havia visto. Em novembro de 2020 conheci o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) no BI & Tax Pills, um minicurso de Inteligência de Negócios e Tributação, que abordou justamente o que eu queria: oportunidades fiscais e dados tributários. Ali eu tive a comprovação que eu precisava de que o peso da tributação e da burocracia poderiam, sim, ser usados a favor das empresas. A minha ideia começava a tomar forma.

ree

Em 2021, fiz o curso de Formação de Tributarista do Futuro pelo IBPT - Educação, que me deu a base prática e teórica para, finalmente, ir para o meu campo de batalha preferido.


No final desse mesmo ano, após ficar em primeiro lugar em um concurso interno, eu fui pessoalmente conhecer o IBPT - Educação por 07 dias, acompanhando de pertinho o ritmo do nosso universo tributário.


Como nem tudo são flores, eis que veio o início de 2022.


Continua no post 2.


 
 
 

Comentários


bottom of page