top of page
Buscar

15 - O serviço tributário dos Negócios Duradouros

  • Foto do escritor: Paloma Soares
    Paloma Soares
  • 20 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura



Epílogo 

 

Pois bem, Contribuinte, essa coletânea sobre a Governança Tributária tem tópicos fundamentais para qualquer negócio. A partir de agora, você está totalmente apto a selecionar e aplicar o que lhe convém. 


Se eu puder dar um incentivo, eu começaria por: 


  • Princípios: a sua empresa é seu reflexo e você é o espelho dos seus funcionários; por mais que você contrate pessoas de bons princípios e caráter, ainda assim, você será a maior referência. Tendo isso em conta, os princípios da Governança Tributária te cobrarão comportamentos que desde já seria interessante aprimorar, além de, é claro, aplicar os princípios no dia a dia com os colaboradores e com todos os que se relacionam de alguma forma com o seu negócio.  


  • Compliance e Planejamento Tributário: está certo que o planejamento tributário é uma prática complexa, mas o Compliance (cumprir as normas) está ao seu alcance e, na maioria das vezes, traz um bom resultado imediato: alívio financeiro.  Isso porque, segundo o IBGE, mais de 95% das empresas brasileiras pagam tributos a mais, e eu até poderia citar os institutos de renome da área tributária que chegaram a esse número, mas citei justamente o IBGE (entidade vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento) por ser um instituto governamental, para que você perceba que até o próprio Governo Federal tem alertado as empresas sobre essa realidade. 

 

De tudo o que eu falei, o mais importante é que você entenda a relevância em mudar o olhar sobre a tributação do seu negócio, e que existem pessoas para te orientar nisso.


E agora, que você chegou até aqui, a pior escolha que você pode fazer é deixar de lado ou para depois tudo o que você entendeu.  


Então faça uma análise, qual é o seu contexto atual? A sua empresa está preparada para implementar a Governança Tributária?  


Se a resposta for positiva, seja bem-vindo(a), Contribuinte, e prepare-se para uma nova era na sua empresa!  


Se a resposta for negativa, ou se você estiver iniciando agora a sua pesquisa, veja também os outros serviços tributários aqui no blog: para cada momento da sua empresa haverá o serviço tributário adequado, Compliance, Gestão do Passivo, Planejamento Tributário, Estudos... Não é bom colocar o carro na frente dos bois, mas não se esqueça, analise e


ree

Movimente-se!  



Até a próxima, Contribuinte! 



 
 
 

Comentários


bottom of page