9 - O serviço tributário dos Negócios Duradouros
- Paloma Soares
- 17 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

O Primeiro Conceito
Antes de adentrar ao tema de fato, é preciso trazer uma breve definição.
Seja qual for o ramo de uma empresa, existe um conceito, uma idealização, presente desde a sua criação que na maioria das vezes é feito de forma inconsciente. A questão é que o quanto mais rápido se tem a consciência sobre a impressão que é gerada pela empresa, se positiva, negativa ou neutra, mais assertividade será possível alcançar perante o mercado. Afinal, quando se contrata alguém, além de observar se determinado candidato é compatível com o que a empresa procura naquele momento, também é analisado sua postura, conteúdo e comportamento no decorrer do tempo, certo? O que será abordado tem uma linha de raciocínio semelhante, apenas um pouco mais amplo.
É o chamado:
Valor de Longo Prazo
O Valor de Longo Prazo está totalmente interligado à continuidade da empresa no mercado, e se a busca é por ter uma empresa seja bem-sucedida, de relevância e destaque, é necessário aprender sobre como esse valor é gerado.
O interessante é que não existe uma pessoa ou órgão público que quantifique esse valor, porém é nítido quando ele existe ou não, bem como a sua proporção. O que se tem categorizado é que:
o Valor de Longo Prazo é um conjunto de ações que gradativamente fortalecem e solidificam a empresa no mercado.
Importante salientar que as práticas que agregam valor não é uma exigência somente dos consumidores finais do produto ou serviço, mas também de todos os que se vinculam de alguma forma à empresa, então, cada ação que uma empresa adotar, seja direcionada a quem for, aumentará, manterá ou diminuirá o valor de longo prazo.
Por isso, vejamos:

É possível perceber o impacto que esses 03 exemplos de ações têm em um negócio? E como esse impacto é bastante positivo? São práticas que, além de gerarem forte vínculo e referencial para o público, também resultam em lucratividade. Até porque, como a empresa sobreviverá sem os lucros, não é mesmo? Inclusive, é um dos princípios da Governança Tributária.
Isso posto, um exemplo clássico são os cosméticos cruelty free; a exigência dos consumidores por cosméticos cruelty free (não testado em animais) começou há uns anos um pouco tímida, com algumas marcas a atendendo e outras não. Ocorre que, de acordo com o relatório do Market Research Future, esse mercado irá atingir a marca de mais de 14 bilhões de dólares até 2030. Ou seja, além da lucratividade obtida, as marcas que desde o início investiram nessa exigência, passaram a ser mais valorizadas por seu público e, consequentemente, obtiveram reconhecimento, referência e destaque nesse mercado.
Como foi dito, o Valor de Longo Prazo é composto por um conjunto de ações que mantêm uma empresa bem-sucedida no decorrer do tempo; a Governança Tributária, por sua vez, tem sido uma das ações responsáveis por aumentá-lo de maneira considerável, uma vez que, além de possuir princípios inegociáveis que por si só comunicam o status da empresa, as suas particularidades agregam um valor singular
E é o que, a partir de agora, você irá conhecer.
Até aqui você viu:
- O que é o Valor de Longo Prazo e qual a sua importância no mercado - Exemplos de ações de Valor de Longo Prazo e como influenciam positivamente na empresa 

Comentários